Curlie

Visão Geral

Editar no Curlie pode se revelar uma experiência agradável e gratificante. Unindo-se ao Curlie, você está ajudando a contruir o mais abrangente e amplamente distribuído Diretório da Web. Curlie é uma comunidade diversificada de editores, representando muitas nacionalidades, culturas e interesses. O denominador comum é o interesse em criar um imparcial e objetivo recurso para o grande público, que cubra integralmente o saber humano, em toda sua extensão e profundidade, e que seja a expressão de todos os temas e de todos os pontos de vista.

As diretrizes do Curlie delineiam os princípios e as normas que regem o conteúdo editorial do Curlie e as atividades da comunidade. Espera-se que todos os editores se guiem por essas diretrizes, e que as usem como base, tanto para a tomada de boas decisões editoriais, como para a formação de juízos de senso comum. As políticas definidas nesse documento são específicas. Muitas diretrizes, no entanto, são suficientemente generalizadas, permitindo sua aplicação ao considerar-se circunstâncias únicas e especiais. Mesmo sendo vital que você siga essas diretrizes, é igualmente importante que você não as aplique muito rigidamente: a facilidade de uso, por parte do usuário, não pode ser sacrificada em nome da pureza editorial. Use essas diretrizes, tanto quanto os fundamentos específicos de cada categoria, como base para suas decisões editoriais. Lembre-se de ter sempre em mente o usuário-final.

As diretrizes dão as bases para a edição, e não tratam de todas as nuanças, nem de pormenores particulares. Aconselha-se aos editores consultar a Zona de Recursos do Editor (ERZ, em inglês), que dá orientações adicionais, exemplos, e outras dicas, conselhos e passo-a-passos. Se ainda restar dúvidas após consultar esses recursos, poste essas dúvidas em um dos fóruns de editores. Não-editores devem consultar o Curlie Public Forum, onde editores estão disponíveis para responder a qualquer questão que você tenha sobre o Curlie.

Descreve-se, abaixo, cada uma das seções destas diretrizes.

Seleção e Avaliação de Websites

Descrição de Websites

Organização de Websites

Manutenção de links

Informações para o Editor

Diretrizes Suplementares

Além dessas diretrizes básicas, os editores de curlie também dependem de uma série de diretrizes de edição específicas de permissões e categorias.